Quem nunca sentiu ansiedade que atire a primeira pedra! Ansiedade é muito comum, ainda mais no estilo de vida ocidental que vivemos hoje. Vivemos uma vida antinatural em certo sentido. Temos pouco contato com a natureza, corremos contra o tempo, entre muitas outras coisas. Soma-se a isto o fato de muitas vezes dormimos mal ou dormimos pouco, além de não nos alimentarmos direito ou não praticarmos atividades fÃsicas. No tratamento da ansiedade tudo isto conta muito! É uma somatória de coisas.
Com certeza a medicação é uma grande aliada! Mas na minha visão, penso que um tratamento tem que ser integrativo, ou seja abordar todos os aspectos da vida, afinal mente e corpo são dois lados da mesma moeda. A terapia aliada a medicação fornece grandes resultados. Mas temos que pensar no todo, incluindo uma rotina de alimentação, atividade fÃsica e meditação. Isso mesmo! a meditação faz muita diferença no tratamento da ansiedade, estresse, depressão e SÃndrome do Pânico. Os resultados foram comprovados em várias pesquisas.
Precisamos aprender a respirar e contemplar! Ouço muito aqui no consultório que é muito difÃcil meditar. Explico que tentar uma vez ou poucas vezes é difÃcil mesmo. Gosto de olhar para isso como uma atividade de musculação. Se você for na academia e fizer musculação duas ou três vezes, você vai ver diferença? Claro que não. Tem que ser contÃnuo. Mas o imediatismo fala mais alto e dizemos que meditar não adianta. Precisamos rever a rotina e incluir atividades mais saudáveis no dia a dia, carregando junto a resiliência e sabendo que os resultados não são imediatos. Mas que tudo é uma construção e que leva tempo. Não podemos nos esquecer disto!
Commentaires